X
Logo Núcleo do Illustrator
Imagem do artigo

Alinhando elementos

Por . Última atualização: 29 de julho de 2016.

Os recursos para alinhamento disponíveis no Illustrator possibilitam mais precisão no posicionamento dos componentes de um projeto. A maioria dessas operações é realizada com a ajuda do painel Align (Alinhar), que pode ser encontrado acessando-se o menu Window (Janela).

Utilizando o painel Align

Alinhando elementos - Figura 1
Figura 1. O painel Align e os seis tipos de alinhamento disponíveis

Os seis tipos de alinhamento disponíveis no painel Align podem ser usados de três maneiras diferentes:

  • Alinhamento direto (pela caixa delimitadora): selecione os elementos e grupos desejados, em seguida clique em um dos seis botões na parte superior do painel Align. Esse método direto considera as dimensões da caixa delimitadora (bounding box) como referência para o alinhamento.
Alinhando elementos - Figura 2
Figura 2. Alinhamento direto pela caixa delimitadora

O uso da caixa delimitadora como referência para o alinhamento pode deslocar todos os elementos envolvidos, principalmente quando os botões “Alinhar pelo centro vertical” ou “Alinhar pelo centro horizontal” são usados. Por isso, embora esse seja o método mais simples de trabalho, nem sempre é o mais utilizado.

  • Alinhamento a partir de um elemento de referência: ao invés de usar a caixa delimitadora, é possível eleger um elemento ou grupo como “objeto-chave” para o alinhamento. Para isso, após selecionar normalmente os elementos ou grupos desejados, clique uma vez com o botão esquerdo do mouse sobre um dos elementos já envolvidos na seleção (tal escolha pode ser alterada a qualquer momento clicando-se em outro elemento igualmente envolvido pela seleção inicial). O elemento escolhido se torna a referência para o alinhamento e por isto é destacado por um contorno mais grosso. Para finalizar, pressione um dos seis botões na parte superior do painel Align.

Dica: nesse método de alinhamento, o objeto-chave não se movimenta, pois os seis botões na parte superior do painel Align utilizam suas dimensões geométricas como referência para o alinhamento.

  • Alinhamento a partir da prancheta: uma prancheta não pode ser escolhida como objeto-chave para alinhamentos, porque ela não é considerada um elemento do projeto e tampouco pode ser envolvida por uma seleção comum. No entanto, se quiser usar as dimensões da prancheta ativa como referência para o alinhamento, acesse o botão Align To (Alinhar a) no painel Align (figura 3) e ative a opção Artboard (Prancheta). Para concluir a operação, selecione normalmente os elementos ou grupos desejados e pressione pelo menos um dos seis botões na parte superior do painel Align.
Alinhando elementos - Figura 3
Figura 3. O painel Align e o botão Align to Artboard

Dica: se a opção Artboard está escolhida no campo Align To (figura 3), ao realizar a seleções de dois ou mais elementos, na maioria das vezes os seis botões de alinhamento são exibidos diretamente no painel de Controle, em adicional ao painel Align. Logo, mesmo que esse painel não esteja visível na área de trabalho, é possível realizar o processo usando os botões mostrados no painel de Controle.

Espero que essas dicas o ajudem a desenvolver projetos mais precisos no Illustrator.

Um abraço e até a próxima publicação.

Gustavo Del Vechio.


Compartilhe essa publicação:

Sobre o autor

Gustavo Del Vechio

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Autor dos livros Illustrator CS4 - O Design em suas mãos (Érica, 2010) e Design Gráfico com Adobe Illustrator (Campus-Elsevier, 2012). Adobe Certified Expert (ACE) em Illustrator desde a versão CS2.

Ver currículo completo (Lattes)...
↑ Voltar ao topo

Comentários