X
Logo Núcleo do Illustrator
Imagem do artigo

Exportando ativos com o painel Asset Export

Por . Última atualização: 24 de junho de 2016.

Disponível a partir do Illustrator CC (2015.3), o painel Asset Export (Exportação de ativo) possibilita a exportação de elementos, grupos ou pranchetas específicas de um projeto em múltiplas configurações ou variações de tamanhos e formatos. Como qualquer painel, o Asset Export pode ser acessado pelo menu Window (Janela).

Adicionando ativos e configurando o painel

  • Para indicar que um elemento ou grupo deve ser exportado, selecione-o na prancheta e arraste-o para a área superior do painel Asset Export. Essa operação também pode ser realizada utilizando o botão da folha com a pontinha dobrada do respectivo painel, ou clicando sobre o conteúdo na prancheta com o botão direito do mouse e escolhendo a opção Collect for Export (Coletar para exportar). Por exemplo, na figura 1, cinco composições já foram incluídas no painel e estão prontas para o processo de exportação.
Asset Export - Figura 1
Figura 1. Inserindo composições para exportação pelo painel Asset Export

Após incluir os elementos ou grupos desejados, especifique, na área inferior do mesmo painel, as configurações de saída desses ativos (figura 2). As seguintes opções podem ser estipuladas:

  • O campo Scale (Escala) determina as dimensões de saída dos ativos, sendo que o valor 1x equivale a exportar esses conteúdos em seus tamanhos originais, conforme desenhados na prancheta. Logo, se for preciso, por exemplo, exportar ativos com o triplo do tamanho, basta digitar 3x em Scale.
  • Ao invés de proceder por dimensões relativas (1x, 2x, 3x etc), pode-se clicar sobre a seta ao lado do campo Scale, escolher entre as opções width (largura), height (altura) ou resolution (resolution), e assim declarar um valor fixo de saída (em pixels) no próprio campo Scale. Dessa forma, é possível assegurar que os ativos no painel resultem em imagens exportadas com, por exemplo, 450 pixels de largura (ou altura), ou até 300 pixels por polegada de resolução.

Nota: se um valor para a largura é estipulada, a altura ajusta-se proporcionalmente (ou vice-versa), para que não ocorram distorções na composição exportada.

  • Ao lado direito dos campos Scale e Suffix (Sufixo), escolha o formato de saída para os ativos inseridos na parte superior do painel. É possível escolher entre os formatos PNG, JPG, SVG ou PDF.
  • Se quiser exportar os ativos, no entanto, em múltiplos formatos ou com múltiplas especificações, use o botão Add Scale (Adicionar dimensão) para incluir mais uma linha de especificações nas configurações de saída (figura 2). Caso mais de uma especificação seja utilizada, o campo suffix (sufixo) torna-se útil para diferenciar os arquivos exportados.
Asset Export - Figura 2
Figura 2. Exportando múltiplos arquivos a partir de um ativo

Dica: pressione os botões iOS e Android, no meio do painel Asset Export, se sua intenção for exportar ativos para esses sistemas operacionais. Note que as especificações de saída configuram-se adequadamente na parte inferior do painel, de acordo com o sistema escolhido.

Nota: se um elemento ou grupo incluído no painel Asset Export é removido da prancheta (isto é, apagado do projeto), o próprio painel automaticamente o retira da lista de ativos passíveis de exportação.

Exportando pelo painel Asset Export

  • Acesse o menu do painel Asset Export e use a opção Format Options (Opções do formato) para configurar as especificações dos formatos PNG, JPG, SVG ou PDF, utilizados pelo painel para a exportação de ativos. Na caixa de diálogo Format Settings, escolha o formato na lista à esquerda, e o configure por meio das opções mostradas à direita (figura 3). Confirme os ajustes clicando no botão Save Settings (Salvar configurações).
Asset Export - Figura 3
Figura 3. A caixa Format Options. Como exemplo, configurações do formato JPG 100
  • Clique sobre o botão Export (Exportar), na parte inferior do painel Asset Export, para realizar a exportação dos ativos selecionados na parte superior do painel. Uma caixa é exibida perguntando a pasta de saída dos arquivos.

Nota: somente os ativos selecionados na parte superior do painel Asset Export são processados e exportados ao clicar no botão Export.

A caixa Export for Screens

  • Ao lado do botão Export, há um botão que alterna o painel Asset Export para a caixa de diálogo Export for Screens (Exportar para telas), que pode, inclusive, ser acessada diretamente pelo menu File > Export > Export for Screens (Arquivo > Exportar > Exportar para telas). O painel e a caixa exportam ativos, embora estes só possam ser adicionados via painel. A diferença, entretanto, é que a caixa Export for Screens possui, em adicional, um campo de prefixo para nomes, um campo para escolha direta da pasta de saída e, principalmente, a possibilidade de exportar, ao invés de ativos, uma ou mais pranchetas em múltiplos formatos.
Asset Export - Figura 4
Figura 4. A caixa de diálogo Export for Screens
  • Se quiser exportar as pranchetas do projeto, a partir das especificações definidas à direita da caixa Export for Screens, escolha a seção Artboards (Pranchetas) no topo da caixa (figura 4), determine quais pranchetas devem ser processadas, indique a pasta de saída e use o botão Export para concluir.

Nota: a capacidade de exportar múltiplas pranchetas não é uma novidade; a partir do Illustrator CS4 (versão que implementou a possibilidade de usar mais de uma prancheta por documento), vários formatos de saída permitem a escolha das pranchetas a exportar. A vantagem da caixa Export for Screens, entretanto, é que múltiplas versões da mesma prancheta podem ser exportadas em um único comando.

Dica: Acesse o menu do painel Asset Export e ative Open Location After Exporting (Abrir local após exportar) para visualizar a pasta de saída assim que os ativos são exportados. Tal opção também está disponível na caixa Export for Screens.

Espero que essa publicação o ajude a compreender esse novo recurso do Adobe Illustrator.

Um abraço e até a próxima publicação

Gustavo Del Vechio.


Compartilhe essa publicação:

Sobre o autor

Gustavo Del Vechio

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Autor dos livros Illustrator CS4 - O Design em suas mãos (Érica, 2010) e Design Gráfico com Adobe Illustrator (Campus-Elsevier, 2012). Adobe Certified Expert (ACE) em Illustrator desde a versão CS2.

Ver currículo completo (Lattes)...
↑ Voltar ao topo

Comentários