X
Logo Núcleo do Illustrator
Imagem do artigo

Suporte ao Daltonismo no Illustrator

Por . Última atualização: 24 de junho de 2016.

A partir do Illustrator CS4 é possível simular como uma arte é visualizada por pessoas com os tipos de daltonismo chamado protanopia (cegueira para tons vermelhos) e deuteranopia (cegueira para tons verdes). Esse recurso de acessibilidade ajuda no desenvolvimento de projetos mais adequados àqueles que possuem esses tipos de deficiência da visão cromática.

Daltonismo - Figura 1
Figura 1. Simulação de deuteranopia em uma arte desenhada no Illustrator

Preparando projetos e ativando a simulação

Os passos a seguir explicam como simular e preparar projetos mais adequados a daltônicos como protanopia e deuteranopia. Antes de proceder, é prudente salvar uma cópia do documento em suas configurações originais.

  1. Se o documento usa o modo de cor CMYK, converta-o para RGB, pois isso possibilita uma simulação mais fiel de protanopia ou deuteranopia.
  2. Acesse o menu Window > New Window (Janela > Nova janela) para duplicar a janela de visualização do documento.
  3. (Opcional) Acesse o menu Window > Arrange > Tile (Janela > Organizar > Dividir em blocos) para dispor as duas janelas de visualização lado a lado.
    Selecione uma das janelas de visualização do documento, em seguida acesse o menu View > Proof Setup (Exibir > Configurações de prova) e escolha entre Protanopia ou Deuteranopia como opções de Color Blindness (Daltonismo).
Daltonismo - Figura 2
Figura 2. Simulação de protanopia

Após ativar a simulação, se encontrar dificuldades em distinguir cores dos elementos, vale a pena realizar ajustes de cor. Algumas dicas podem ser consideradas:

  • O vermelho puro tende a parecer escuro e confuso. Já o laranja escuro é mais fácil de ser reconhecido.
  • O verde azulado é menos confuso do que o verde amarelado.
  • O cinza pode ser confundido com magenta, rosa pálido, verde pálido ou verde esmeralda.
  • Sempre que possível, evite as seguintes combinações: vermelho e verde, amarelo e verde brilhante, azul e rosa, azul escuro e violeta.
  • É importante distinguir as cores de padrões, textos e formas geométricas. Aliás, se for conveniente, adicione bordas brancas, pretas ou escuras ao redor dos elementos para facilitar a identificação dos mesmos.

Nota: para desativar a simulação de Protanopia ou Deuteranopia, pode-se acessar o menu View (Exibir) e desativar o comando Proof Colors (Prova de cores).

Referência: Manual do Adobe Creative Suite.

Espero que essa publicação o ajude no desenvolvimento de artes mais inclusivas.

Um abraço e até a próxima publicação

Gustavo Del Vechio.


Compartilhe essa publicação:

Sobre o autor

Gustavo Del Vechio

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Autor dos livros Illustrator CS4 - O Design em suas mãos (Érica, 2010) e Design Gráfico com Adobe Illustrator (Campus-Elsevier, 2012). Adobe Certified Expert (ACE) em Illustrator desde a versão CS2.

Ver currículo completo (Lattes)...
↑ Voltar ao topo

Comentários