X
Logo Núcleo do Illustrator
Imagem do artigo

Sequências com o efeito Transform

Por . Última atualização: 24 de junho de 2016.

O efeito Transform (Transformar) pode ser encontrado no menu Effect > Distort & Transform (Efeito > Distorcer e Transformar). Por se tratar de um efeito, ele altera apenas a aparência visual dos elementos ou grupos, ao invés de permanentemente transformar caminhos (paths) e pontos âncora. As transformações com esse efeito correspondem, portanto, a atributos visuais que podem ser alterados ou apagados a qualquer momento acessando-se o painel Appearance (Aparência).

Aplicando o efeito Transform

Efeito Transform - Figura 1
Figura 1. Uso do efeito Transform para o giro de um grupo de elementos

Na prática, não há muita vantagem usar o efeito Transform para a realização de transformações simples, como o giro mostrado na figura 1. Contudo, esse efeito pode ser muito interessante ao usar suas capacidades de duplicação junto aos seus comandos de transformação (que estão disponíveis dentro da caixa do próprio efeito):

  • Imagine que, após desenhar um cartão de visitas e agrupar seus elementos, seja preciso duplicar a composição pela prancheta: se as operações de movimentação e duplicação são realizadas pelo efeito Transform ao invés de outros recursos do Illustrator, as cópias do cartão tornam-se apenas atributos visuais desse original (ou seja, os elementos do grupo – caminhos e pontos âncora – não são efetivamente duplicados). Logo, qualquer edição no cartão original atualiza automaticamente suas duplicações , que são réplicas da aparência do grupo. As figuras 2 e 3 demonstram como realizar esse procedimento.
Efeito Transform - Figura 2
Figura 2. Movimentando e duplicando um grupo por meio do efeito Transform

Como se pode observar pela figura 2, o efeito Transform é usado para duplicar o grupo e movimentar diretamente sua cópia alguns milímetros para a direita. Depois dessa ação, um novo efeito Transform (figura 3) é aplicado ao grupo para duplicá-lo mais vezes e posicionar novas cópias alguns milímetros para baixo.

Efeito Transform - Figura 3
Figura 3. Novo efeito Transform para duplicar e deslocar a composição verticalmente

Dica: como as cópias do cartão são apenas réplicas da aparência do grupo, qualquer edição no original as atualiza automaticamente. Caso seja preciso, o comando Object > Expand (Objeto > Expandir) pode ser usado para expandir o efeito e transformar as réplicas em grupos comuns.

  • A combinação entre as operações de transformação e a possibilidade de duplicação de conteúdos também é capaz de gerar composições abstratas, espirais ou sequências coordenadas de elementos. As figuras 4 a 6 mostram alguns resultados que podem ser alcançados com essa capacidade.
Efeito Transform - Figura 4
Figura 4. Diferentes resultados ao variar os parâmetros do efeito Transform a uma elipse

Na figura 4, o efeito Transform duplicou a elipse 30 vezes enquanto aplicou progressivamente as operações de dimensionamento, movimentação e giro sobre as cópias. Como é apenas um efeito, o espiral que se formou pode ser alterado a qualquer momento pelo painel Appearance.

Efeito Transform - Figura 5
Figura 5. Diferentes resultados ao variar os parâmetros do efeito Transform a uma linha
Efeito Transform - Figura 6
Figura 6. Aplicação do efeito Transform a um grupo de elementos

Dica: teste as possibilidades do efeito Transform. Vale lembrar que ele pode ser aplicado mais de uma vez ao mesmo elemento ou grupo, o que amplia consideravelmente a quantidade de resultados que podem ser obtidos. A figura 7 é um exemplo.

Efeito Transform - Figura 7
Figura 7. Duas instâncias do efeito Transform sobre uma elipse com transparência

Espero que essa publicação o ajude no desenvolvimento de projetos mais criativos.

Um abraço e até a próxima.

Gustavo Del Vechio.


Compartilhe essa publicação:

Sobre o autor

Gustavo Del Vechio

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Autor dos livros Illustrator CS4 - O Design em suas mãos (Érica, 2010) e Design Gráfico com Adobe Illustrator (Campus-Elsevier, 2012). Adobe Certified Expert (ACE) em Illustrator desde a versão CS2.

Ver currículo completo (Lattes)...
↑ Voltar ao topo

Comentários