X
Logo Núcleo do Illustrator
Imagem do artigo

Apagando áreas escondidas em grupos Clipping Mask

Por . Última atualização: 24 de junho de 2016.

O Illustrator não possui um comando específico para apagar áreas ou conteúdos escondidos em grupos Clipping Mask (semelhante ao um comando de expansão). No entanto, é possível usar uma alternativa que pode gerar bons resultados dependendo do tipo de conteúdo envolvido no grupo. Antes de proceder, é prudente salvar uma cópia da arte em formato nativo AI.

Apagando áreas escondidas em máscaras

1 – Selecione o grupo Clipping Mask (Máscara de recorte), acesse o painel Transparency (Transparência) e altere o modo de mistura (blending mode) do grupo de Normal para qualquer outra opção, por exemplo, Multiply (Multiplicar) ou Overlay (Sobrepor). Não se preocupe com possíveis mudanças de aparência do grupo, pois esse é apenas um ajuste temporário.

2 – Acesse o menu Object > Flatten Transparency (Objeto > Nivelar Transparência) e escolha a opção chamada High Resolution (Alta resolução) no campo Preset (Predefinição), para que o Illustrator preserve o máximo possível de áreas e elementos como dados vetoriais (ao invés de rasterizá-las). Se achar conveniente, ative o campo Convert All Text to Outlines (Converter todos os textos em contornos). Traçados são sempre expandidos nessa operação.

Apagando Clipping Mask - Figura 1
Figura 1. Alterando o modo de mistura e ajustando a caixa Flatten Transparency

Ao pressionar o botão OK na caixa de diálogo Flatten Transparency, o Illustrator analisa a composição e elimina o máximo possível de áreas ou conteúdos escondidos pelo caminho de recorte. Por segurança, textos somente são divididos caso o campo Convert All Text to Outlines tenha sido ativado naquela caixa de diálogo.

Dica: essa operação pode reduzir o peso do arquivo, dependendo da quantidade de áreas que estavam escondidas pela máscara. De qualquer forma, após aplicar o comando Flatten Transparency, vale a pena acessar o painel Layers e verificar se ainda existem áreas que podem ser apagadas manualmente.

Apagando Clipping Mask - Figura 2
Figura 2. Resultado do grupo Clipping Mask após a eliminação de áreas escondidas

Nota: elementos transparentes ou que usam modos de mistura diferentes de Normal são nivelados (isto é, tornam-se opacos, no entanto, com a aparência de quando ainda eram semivisíveis). Alguns tipos de elementos, como objetos de malha (meshs) ou áreas de efeito (como sombras projetadas) são cortados, no entanto tornam-se imagens raster: a caixa Flatten Transparency possui campos para a especificação da resolução para rasterização. Imagens vinculadas ou incorporadas ao projeto também são cortadas, sendo que o aplicativo pode acabar dividindo áreas restantes em vários pedaços.

Espero que essa publicação o ajude no desenvolvimento de projetos.

Um abraço e até a próxima publicação.

Gustavo Del Vechio.


Compartilhe essa publicação:

Sobre o autor

Gustavo Del Vechio

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Autor dos livros Illustrator CS4 - O Design em suas mãos (Érica, 2010) e Design Gráfico com Adobe Illustrator (Campus-Elsevier, 2012). Adobe Certified Expert (ACE) em Illustrator desde a versão CS2.

Ver currículo completo (Lattes)...
↑ Voltar ao topo

Comentários