X
Logo Núcleo do Illustrator
Imagem do artigo

A ferramenta Join do Illustrator

Por . Última atualização: 24 de junho de 2016.

Disponível a partir do Illustrator CC (2014.1), a ferramenta Join (Junção) pode ser usada para unir rapidamente dois caminhos abertos, bem como eliminar sobras (excessos) recorrentes devido ao cruzamentos entre caminhos. Aprenda, a seguir, como usá-la.

Utilizando a ferramenta Join

  • Para unir dois caminhos abertos, posicione o ponteiro da ferramenta Join entre os caminhos desejados, clique e arraste a fim de simular a união entre eles. Ao soltar o botão do mouse, o Illustrator procura realizar a melhor junção possível. A figura 1 mostra um exemplo dessa operação.
Ferramenta Join - Figura 1
Figura 1. Unindo dois caminhos abertos por meio da ferramenta Join

Dica: nenhum elemento precisa estar selecionado para o uso dessa ferramenta, no entanto, considerando que ela une apenas dois caminhos por vez, caso exista vários caminhos próximos, vale a pena pré-selecionar os dois que pretendem ser unidos.

  • Para eliminar as sobras entre dois caminhos abertos que se entrecruzam e depois uni-los, posicione o ponteiro da ferramenta Join sobre os excessos, clique e arraste como se estivesse os apagando. Após essa ação, o Illustrator une automaticamente os segmentos de caminhos que restam.
Ferramenta Join - Figura 2
Figura 2. Eliminando excessos e unindo caminhos com a ferramenta Join

Nota: a diferença entre a ferramenta Join e o menu Object > Path > Join (Objeto > Caminho > Junção) é que o comando une elementos por meio de segmentos retos, enquanto a ferramenta Join preserva ao máximo a progressão e o fluxo das curvas para a união de caminhos que não são retos.

Espero que essa publicação o ajude a compreender melhor essa ferramenta simples e prática do Adobe Illustrator.

Um abraço e até a próxima publicação.

Gustavo Del Vechio.

 


Compartilhe essa publicação:

Sobre o autor

Gustavo Del Vechio

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Autor dos livros Illustrator CS4 - O Design em suas mãos (Érica, 2010) e Design Gráfico com Adobe Illustrator (Campus-Elsevier, 2012). Adobe Certified Expert (ACE) em Illustrator desde a versão CS2.

Ver currículo completo (Lattes)...
↑ Voltar ao topo

Comentários