X
Logo Núcleo do Illustrator
Imagem do artigo

Envolvendo textos a elementos ou grupos

Por . Última atualização: 11 de julho de 2016.

Ao selecionar qualquer elemento ou grupo do projeto e atribuir a ele o recurso chamado Text Wrap (Envolvimento com texto), nenhum bloco de texto pode invadir seu espaço, sendo portanto obrigado a se desviar (ou seja, o texto envolve o elemento). Aprenda, a seguir, como utilizar esse recurso simples, mas muito útil.

Utilizando o recurso Text Wrap

O text wrap pode ser aplicado a caminhos abertos, fechados, grupos ou mesmo imagens importadas no projeto; contudo, para que um bloco de texto reconheça tal característica aplicada ao elemento (e então se desvie dele), três regras devem ser observadas:

  • Apenas textos escritos em caixa desviam-se. Textos escritos em linha ou ao longo de um caminho não se deslocam ou alteram sua posição quando posicionados perto de elementos que possuem o recurso text wrap.
  • Textos em caixa somente desviam-se caso, na ordem de disposição, estejam abaixo do elemento que possui o text wrap. Vale a pena acessar o painel Layers para verificar a hierarquia dos componentes do projeto.
  • O texto em caixa deve ser nativamente texto, isto é, ele não pode, por exemplo, ser deformado por recursos como Envelope ou mesmo ser convertido em caminhos compostos.

Desde que observadas essas três regras, selecione o elemento que deve receber o text wrap e acesse o menu Object > Text Wrap > Make (Objeto > Texto em contorno > Criar) para aplicá-lo.

Text Wrap - Figura 1
Figura 1. Aplicando text wrap a um caminho fechado, nesse caso, uma elipse

Dica: selecione o elemento que possui a propriedade text wrap e acesse o menu Object > Text Wrap > Text Wrap Options para especificar o espaço (isto é, a folga) entre ele e os textos que o envolvem.

Text Wrap para imagens vinculadas

Embora o Illustrator preserve as áreas transparentes de imagens vinculadas a qualquer projeto, o aplicativo considera toda a dimensão da imagem (áreas com pixels mais áreas transparentes) caso o recurso Text Wrap (Envolvimento com texto) seja aplicado a ela (figura 2).

Text Wrap - Figura 2
Figura 2. Text Wrap aplicado a uma imagem vinculada

Na figura 2, ao aplicar o text wrap à imagem vinculada, ao invés de considerar as áreas transparentes e envolver os pixels, o bloco de texto envolveu toda a dimensão do conteúdo, ou seja, toda a área retangular demarcada pela caixa de seleção. Se quiser, entretanto, que o text wrap considere apenas as áreas de pixels, considere o seguinte procedimento:

  • Uma alternativa simples para determinar que o text wrap considere apenas parte do conteúdo selecionado é desenhar, com qualquer ferramenta, uma forma geométrica fechada ao redor da área desejada (por exemplo, a área de pixels). Desde que esse elemento esteja acima da imagem, basta selecionar ambos e acessar o menu Object > Clipping Mask > Make (Objeto > Máscara de recorte > Criar). Isso criará um grupo que contém uma máscara, capaz de esconder o que está além da forma geométrica desenhada. Logo, pode-se agora selecionar esse grupo e usar o menu Object > Text Wrap > Make (Objeto > Texto em contorno > Criar) para aplicar o recurso de envolvimento de texto. A figura 3 mostra o resultado desse procedimento.
Text Wrap - Figura 3
Figura 3. Text Wrap aplicado ao grupo Clipping Mask

Nota: para desfazer o text wrap aplicado a qualquer elemento ou grupo, selecione-o e acesse o menu Object > Text Wrap > Release (Objeto > Texto em contorno > Liberar).

Espero que essa publicação o ajude a desenvolver layouts mais criativos no Adobe Illustrator.

Um abraço e até a próxima publicação.

Gustavo Del Vechio.


Compartilhe essa publicação:

Sobre o autor

Gustavo Del Vechio

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Autor dos livros Illustrator CS4 - O Design em suas mãos (Érica, 2010) e Design Gráfico com Adobe Illustrator (Campus-Elsevier, 2012). Adobe Certified Expert (ACE) em Illustrator desde a versão CS2.

Ver currículo completo (Lattes)...
↑ Voltar ao topo

Comentários